É muito importante entender como as manutenções se dividem, para que o gestor não erre e saiba qual é a melhor manutenção a ser aplicada, no momento e no equipamento correto.
A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de inspeções. As técnicas mais comuns utilizadas para manutenção preditiva podem ser: análise de vibração, ultrassom, inspeção visual e outras técnicas de análise não destrutivas. Trata-se de um processo que diz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Ela pode ser comparada a uma inspeção para acompanhar as condições dos equipamentos. Os objetivos em fazer a manutenção preditiva, são:
Impedir o aumento de danos. Por meio desses objetivos, é possível concluir que a manutenção preditiva possui uma finalidade maior: reduzir custos de manutenção e aumentar a produtividade dos colaboradores.
A principal vantagem de ter um plano de manutenção preventiva é poder prevenir todas essas situações, substituindo os componentes usados no prazo certo, preservando e restaurando todas as peças necessárias. Para isso, o gestor deve organizar em uma planilha ou em outra ferramenta, as principais métricas e informações que ele precisa acompanhar para realmente conseguir executar um ótimo planejamento:
Um plano de manutenção preventiva é ideal quando o gestor de manutenção consegue evitar qualquer defeito nos seus equipamentos ou consegue prever e programar para que essa falha tenha o menor impacto possível no cliente.
Manutenção Corretiva: serve para corrigir uma falha. Quando o equipamento está com
alguma peça irregular, apresenta mau funcionamento e precisa ser substituída. Logo, podemos
dividir a manutenção corretiva em dois subtipos: a corretiva planejada e a corretiva não
planejada.
A manutenção corretiva planejada, nada mais é do que o acompanhamento de um
equipamento com finalidade de corrigir algum erro que virá a aparecer. Tudo aqui é planejado.
A manutenção corretiva não planejada, acontece após a identificação de algum erro ou
problema. Esse tipo de manutenção implica em custos altos, em relação a manutenção
corretiva planejada, porém a manutenção corretiva pode ser usada também como uma forma
eficiente de evitar o retrabalho, afinal, ela diminui o tempo de execução da tarefa e evita
quebras de produção inesperadas.
Suporte 24 horas
Multimarcas, nacionais e importados
Tempos amplo estoque de peças de reposição
Atendimento técnico em até 3 horas
Locação em até 4 horas